“Que vontade de viajar”, “Quando vamos voltar a conhecer os lugares com tranquilidade?”, “Qual será o primeiro destino que irei conhecer, assim que as viagens retornarem?”. Essas foram algumas falas e pensamentos que muitas pessoas tiveram nos últimos dois anos.
Não importa de qual lugar do globo você seja, todos nós gostamos de viajar, de conhecer novos lugares e novas culturas. E a partir do momento que as restrições sanitárias começaram a diminuir (mesmo com a utilização da máscara) e as pessoas voltaram a viajar, para muitas, a sensação foi que a liberdade voltou.
No mês de maio, a BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo divulgou o 1º boletim do ano, com dados da procura por viagens nacionais e internacionais. De acordo com eles, na época do Carnaval as viagens foram mais regionais (dentro do Brasil) e entre janeiro e março de 2022, 86% das viagens realizadas foram nacionais.
E uma cidade que queremos destacar é Catas Altas, que está localizada na Serra do Caraça, cerca de 120 km de Belo Horizonte (MG). Como toda cidade histórica, ela também foi afetada pela pandemia e um dos eventos tradicionais realizados no território, a Festa do Vinho, voltou a acontecer só em 2022.
A edição deste ano teve como tema “Um brinde a vida. Nossa gente, nossa história” e atraiu turistas de diversas cidades. Além da Festa do Vinho, Catas Altas também é visitada por conta da sua beleza natural e atrativos culturais, como o Bicame de Pedra e o Santuário do Caraça.
O que fazer em Catas Altas
Todo lugar turístico oferece opções de passeios que agradam desde os solteiros, os casados, com ou sem filhos, com muito ou pouco conforto. Tudo vai depender do que você procura. Em Catas Altas separamos algumas opções de passeios que misturam a parte ecológica e cultural.
Para conhecer um pouco mais da história, visite a Casa do Artesão onde são expostas e vendidas peças de artesanatos em cerâmica, madeira, pintura e bordados, produzidos por artesãos locais. Na principal praça da cidade, temos a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que começou a ser construída no Ciclo do Ouro, mas nunca foi concluída por falta de recursos. Mas, mesmo assim, em seu interior, ela reúne alguns itens da arte sacra que vale a pena conhecer.
Outro local que destacamos é o Santuário do Caraça, que necessita de um dia exclusivo (ou mais) para percorrer os 11.233 hectares, que contam com Conjunto Arquitetônico (igreja neogótica, museu e biblioteca); Centro Vicentino Missionário de espiritualidade; trilhas; pousadas; restaurantes; e diversos outros atrativos. E finalizando o roteiro cultural, temos o Bicame de Pedra, que é um aqueduto construído por escravos com o objetivo de captar e conduzir a água da Serra do Caraça, até a localidade de Brumado (parte baixa da região), onde o ouro era extraído e lavado. Atualmente, restam dele apenas cerca de 200 metros.
Se a visita em Catas Altas for no verão, pode ser adicionado no roteiro as diversas cachoeiras que existem no município. Algumas delas são:
- Cachoeira Cascatinha: Fica próxima ao Santuário do Caraça e para chegar nela basta percorrer uma trilha de 2 km de distância. A Cascatinha possui quatro quedas d`água e quatro piscinas naturais.
- Cachoeira da Santa: É uma das mais visitadas devido o fácil acesso e por ficar mais próxima da Praça da Matriz. A cachoeira possui, aproximadamente, oito metros de altura e é muito utilizada para a prática de canionismo.
- Cachoeira do Maquiné: Essa é uma das maiores da região, tendo uma queda d`água de pouco mais de 20 metros de altura. Também é utilizada para a prática de esportes, como rapel e o canionismo.
Fortalecendo o destino turístico com o marketing digital
Nem só de belas paisagens, boas pousadas e bons atrativos turísticos uma cidade se mantém. Uma das formas de promoção é a partir do marketing digital, que pode ser utilizado de diversas formas, como por exemplo em vídeos institucionais, publicidade nas redes sociais e parcerias com influenciadores digitais de viagens.
Outra forma de promover um destino é a partir do fortalecimento de Associações locais, visando a preservação do trabalho que realizam no território. E desde fevereiro deste ano a Plan Soluções tem realizado um trabalho com a Associação Sabores do Morro, localizada no distrito do Morro D`água Quente, em Catas Altas, focado na melhoria da comunicação online dos empreendimentos associados, retomada e fortalecimento da Feira Gastronômica, evento que acontece todos os meses e serve para atrair turistas e realizar vendas.
Um dos objetivos desse acompanhamento é capacitar os empreendimentos associados, dentro do marketing digital, apresentando como utilizar as ferramentas disponíveis para aumentar as vendas, atrair novos clientes e divulgar a marca da Associação e do próprio negócio. E nos últimos cinco meses, algumas das melhorias observadas são: definição da identidade visual dos conteúdos publicados; aplicação do conhecimento repassado durante as capacitações (por exemplo, como utilizar o celular para tirar fotos dos produtos); entendimento melhor de quem é o público-alvo e persona do negócio; e engajamento dos seguidores nas redes sociais, para a divulgação e fortalecimento da Feira. Outro ponto destacado pelo grupo, é o aparecimento de clientes a partir das postagens do Instagram, procurando os produtos dos associados.
E o marketing digital se conecta com o turismo, a partir da divulgação dos eventos que a Associação Sabores do Morro realiza e compartilhamento de postagens de parceiros, sobre outros atrativos do território.